O município de Feira de Santana promoverá entre os 18 e 22 de agosto (quarta a domingo), a 3º Feira do Livro – Festival Literário e Cultural, com o objetivo de mobilizar a sociedade feirense e as cidades da região para a importância da leitura como meio de transformação social. A programação contará com palestras interativas, apresentações culturais, recitais poéticos, contação de história, lançamento de livros e apresentações teatrais. A Feira é aberta ao público na próxima quarta-feira, às 15h, na Praça do Fórum e terá entrada franca. Programação completa: Uefs
A Fundação Pedro Calmon - FPC/Secult participará do evento, através do Núcleo do Livro, Leitura e Literatura (NLLL), que levará para a Feira no dia 21 (sábado), das 14h às 17h30, o Seminário Novas Letras – Conversa com o escritor: autores premiados, com a participação dos escritores Mayrant Gallo (mediador), Kátia Borges, Lília Gramacho e Márcio Matos. Em seguida, acontecerá a sessão de autógrafos dos livros: Nem mesmo os passarinhos tristes, de Mayrant Gallo; Ticket Zen, de Kátia Borges; O filho do meio, de Lília Gramacho; A suave anomalia, de Márcio Matos. Haverá também os lançamentos da edição fac-similar de Jana e Joel, de Xavier Marques e da edição fac-similar do livro A Bahia e os seus governadores na República, de Antonio Ferrão Moniz de Aragão. O NLLL disponibilizará, durante a Feira, um estande com as publicações destes e outros escritores baianos para venda.
No Seminário, os autores instigados pelo mediador, falarão de suas carreiras, seus livros, suas escolhas literárias, literatura baiana, literatura brasileira etc., lerão trechos de seus livros e responderão às perguntas da platéia. Ao fim, autografarão os livros para os leitores interessados. Segundo a diretora do Núcleo Lúcia Carneiro a proposta da FPC é mobilizar escritores, professores, estudantes e interessados, oferecendo uma programação de valorização do livro e da literatura através de um seminário com autores baianos premiados. "Planejamos uma programação que o público se integrará à 3ª Feira do Livro de Feira de Santana e dessa forma construimos também uma oportunidade de circulação das publicações da Secult/FPC a um público mais amplo", destacou Carneiro.
A Feira do Livro é fruto de parceria entre a Uefs, Arquidiocese de Feira de Santana, Prefeitura Municipal, Governo do Estado através da Diretoria Regional de Educação (Direc 2), Sesc, Sesi e Sest/Senat. Como nos anos anteriores, é esperada a participação de mais de 3 mil visitantes, dentre estudantes, professores e escritores.
Autores do Seminário Novas Letras
LÍLIA GRAMACHO, é escritora, professora e produtora de tevê. Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal da Bahia. Fez vários cursos nas áreas de tevê e vídeo e no momento cursa a pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de SP. Ganhou o primeiro lugar, na categoria infanto-juvenil, do Edital 2008 de Literatura da Secretaria de Cultura da Bahia e Fundação Pedro Calmon, com o livro A menina que não gostava de ler. Publicou: O filho do meio, pela editora Formato (já na 4. edição) e Camila e o espelho, pela editora Aeroplano. É professora de criação e marketing nas Faculdades de Turismo.
KÁTIA BORGES é jornalista, graduada pela UFBA. Possui ainda especializações lato senso em Gestão da Informação para Mutimeios, pela FTC, e Análise do Discurso Audiovisual, pela UFBA. É jornalista do jornal diário A tarde, onde é editora da revista dominical Muito, de arte, comportamento e cultura. Também foi repórter e subdiretora do Caderno 2 e editora da Revista da TV, no mesmo periódico. Foi repórter do jornal Correio da Bahia de 2003 a 2005. Publicou: De volta à caixa de abelhas (2002), Ticket zen, vencedor do Edital 2008 de Literatura da Secretaria de Cultura da Bahia e Fundação Pedro Calmon e Uma balada para Janis.
MÁRCIO MATOS é professor da Unifacs e chefe de comunicação e imprensa dos Correios e Telégrafos. Estudioso de literatura e cinema, ganhou o Edital 2008 de Literatura da Secretaria de Cultura da Bahia e Fundação Pedro Calmon, com o romance A suave anomalia, recém-publicado pela editora Casarão do Verbo.
MAYRANT GALLO é escritor e professor. Publicou O inédito de Kafka (CosacNaify, 2003), Dizer adeus (2005), Dia sim e sempre (2000), Recordações de andar exausto (2005) e Nem mesmo os passarinhos tristes (Multifoco, 2010), entre outros livros. De 2002 a 2008 colaborou no Correio da Bahia, com crônicas, contos e ensaios, publicados sempre aos domingos. Mestre em Teoria da Literatura, foi por quatro anos professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Ganhou o prêmio Literatura Para Todos 2009, do MEC, com a novela Moinhos. Trabalha no Núcleo do Livro, Leitura e Literatura, da FPC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário